quinta-feira, 30 de abril de 2009

segunda-feira, 27 de abril de 2009

quarta-feira, 15 de abril de 2009

1º Seminário Mato-Grossense da Cultura do Bambú será em Tangará da Serra

Marcos Figueiró
Assessoria de Imprensa

O município de Tangará da Serra sediará o primeiro seminário mato-grossense da cultura do Bambú. O evento será realizado pela Associação Mato-Grossense de Artesanato e Reciclagem (AMAR), e contará com apoio da Prefeitura Municipal. O seminário será realizado do Centro Cultural no dia 06 e 07 maio com a presença do estudioso da cultura do Bambú ARQUITETO RUBENS CARDOSO ,DESGNERS HAFAHEL MORAS E CARLOS MELO
A escolha da cidade, segundo a associação, levou em consideração o potencial turístico da cidade, a produção de bambú já existente e o potencial de produção e utilização do bambu a ser produzido. “Há uma produção que sustenta a implantação de qualquer projeto na área aqui em Tangará, e há um potencial de que essa produção seja ampliada”, explica a presidente da organização não-governamental, Vânia Lúcia Janones.
No seminário os participantes receberão informações sobre a utilização do bambú na construção civil, artesanato e até mesmo na produção de instrumentos musicais, além de conhecimentos sobre plantio e cultivo. “Na Europa o bambú vem sendo utilizado com sucesso na substituição da madeira. É isso que estamos divulgando agora para Mato Grosso”, conta a presidente da AMAR
Seminário Bambu´ abre programação de aniversário do município
Fabíola Tormes / Redação DS - Data do Artigo: 6/5/2009

DIARIO DA SERRA
O município de Tangará da Serra irá comemorar no próximo dia 13 de maio, 33 anos de emancipação-político administrativa. E para comemorar a data a Prefeitura Municipal programou uma série da atividades, entre elas inaugurações, lançamentos de obras, eventos esportivos, entre outros, que iniciam hoje, 6, e terminam no dia 13.
E para dar início a programação, a Associação Matogrossense de Artesanato e Reciclagem (Amar) e a Prefeitura Municipal irão realizar o ´1º Seminário Matogrossense do Bambu. Mil e uma utilidades – Mitos e realidades dessa cultura´.
A abertura do seminário esta marcada para hoje às 19h, no anfiteatro do Centro Cultural, com solenidade, apresentação musical com instrumento de bambu com Carlos Melo, palestra ´Plantio, manejo, tratamento e construção de interesse social´, com o arquiteto Rubens Cardoso e ainda a participação do Secretário Municipal de Agricultura, Wellington Duarte, que falará sobre a viabilidade de plantio do bambu no município.
A programação do ´1º Seminário Matogrossense do Bambu´ segue no dia 7, a partir das 19h, com palestras sobre ´Designer de instrumentos musicais´, com Carlos Melo, ´Bambu na Gastronomia´, com a culinarista Iolanda Takahashi, ´Arte – designer e artesanato´, com o bacharel em desenho industrial Raphael Moras, ´O bambu como alimento´, também com Iolanda Takahashi e o encerramento do evento com a presidente da Amar, Vânia Lucia Janones.
Segundo a presidente da Associação, Vânia Lucia Janones, a escolha da cidade para a realização do evento, deu-se devido o potencial turístico da cidade, a produção do bambu já existente e o potencial de produção e utilização do bambu a ser produzido. “Há uma produção que sustenta a implantação de qualquer projeto na área aqui em Tangará, e há um potencial de que essa produção seja ampliada”.
No seminário os participantes receberão informações sobre a utilização do bambu na construção civil, artesanato e até mesmo na produção de instrumentos musicais, além de conhecimentos sobre plantio e cultivo. “Na Europa o bambu vem sendo utilizado com sucesso na substituição da madeira. É isso que estamos divulgando agora para Mato Grosso”, finalizou.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

BAMBU RECURSO RENOVAVEL TOTALMENTE SUSTENTAVEL


O maior exemplo de Desenvolvimento Sustentável e Preservação Ambiental:
Uma árvore demora sete anos para ser cortada uma ÚNICA VEZ.
O bambu pode ser cortado em três anos e NASCE NOVAMENTE!

BAMBU, a milenar planta multiuso com mais de 1.300 espécies e mais de 4.500 utilizações catalogadas: bambu, bamboe, bambou, bambus, bambù, bamboo, бамбук, μπαμπού, 竹 ...

quinta-feira, 9 de abril de 2009